sexta-feira, 3 de maio de 2002

O CLIENTE COMO EIXO DA ECONOMIA

A qualidade do atendimento ao cliente começa na qualidade dos serviços das pessoas. E a prioridade de qualquer negócio é cativar e manter o cliente. Dizem agora que ele é o maior ativo de uma empresa. Discordo. Acredito que tudo começa com as pessoas, que "são" a empresa. A conquista e a preferência do cliente é o efeito do bom atendimento e atenção ao manter o contato.

Diante dessa realidade, algumas habilidades são necessárias para o atendimento com qualidade.

A agilidade é fundamental, mas desde que atenda as necessidades. Competência é sinônimo de profissionalismo, portanto isso demonstra confiança. Ter educação evidencia o respeito ao tratar todos da mesma maneira. A verdade reflete na capacidade de poder cumprir somente aquilo que foi prometido. É prestar informações com conhecimento porque o cliente nunca esquece o que se faz por ele, seja bom ou ruim. É mostrar-se interessado em querer ajudar o cliente a resolver seu problema é o primeiro passo para faze-lo sentir-se satisfeito.

Nossas escolhas são baseadas em nossa preferência. E o atendimento com qualidade é um dos fatores que faz o diferencial, gerando a expectativa para o cliente.

Estamos na Era dos Serviços. Somos clientes e temos clientes, e para concretizar a permanência no mercado é necessário valorizá-lo.

Sentir-se feliz em vê-lo saindo satisfeito e mais confiante em relação ao mundo a si mesmo, é ter certeza do seu retorno.

Considerando a necessidade para a empresa em manter o cliente, já que custa 10 vezes mais a conquista de um novo, temos que dar a ele toda a atenção.

É ele quem faz girar a economia, o país, o mundo. Ele é o eixo. Todos somos clientes, portanto o tratamento que se deve dar é o mesmo que você gostaria de receber. Se coloque no lugar dele: ele sempre tem razão!

* Pós-Graduando em Controladoria e Finanças - Mackenzie

Edição 127 - Maio de 2002.

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