segunda-feira, 14 de maio de 2001

COMUNICAR É PRECISO

Para continuar a pertencer à parte da humanidade que detêm a informação é preciso, antes de tudo, abrir as portas para a percepção das boas influências que a comunicação pode nos trazer.

A comunicação tem por finalidade informar e persuadir, através do estabelecimento de uma mensagem ou corrente de pensamento. Inclusive, pode-se dizer que ela, por seus mais variados meios, seja instantânea ou não, é responsável pelas mudanças que o mundo vem suportando diariamente.

Ainda num passado pouco remoto, as formas eram rudimentares, no entanto, sempre alcançando a finalidade desejada. Nos dias atuais, além de atingir as expectativas, os meios usam-na em maior escala para convencer as pessoas, do que para realmente expressar a necessidade de fazer chegar a mensagem ou notícia ao destino. Este é o marketing de consumo que age com intensidade criando estímulos ao consumidor.

Dessa forma, o processo comunicativo evoluiu bastante, essencialmente na maneira de como elaborar o conteúdo. Descobriu-se que a comunicação mais eficiente é aquela que fica registrada no subconsciente dos receptores. Mesmo que as pessoas não dêem atenção aos inúmeros meios comunicativos que as rodeiam, inconscientemente vai se registrando. É a origem do consumo impulsivo, involuntário com as necessidades reais de sobrevivência. O conteúdo que se diz geralmente não é mais marcante do que a forma como se diz.

A comunicação é condição basilar de uma sociedade. Nasce deste princípio, portanto, um intercâmbio entre os homens, consentindo a transmissão de um para outro, de conhecimentos e experiências, permitindo-lhes formas superiores de comportamento com maior conquista da inteligência nos mais variados níveis. Viver é comunicar-se, contudo, não sendo alvo de influências ou lixos de caráter comercial. Comunique-se, ou, naturalmente ausente-se do âmbito racional!



Edição 105 - Maio de 2001.

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