quarta-feira, 1 de dezembro de 1999

A MODERNIDADE AO NOSSO ALCANCE

O computador foi a maior criação do engenho humano. Alterou profundamente nossa rotina de vida, nos aspectos do pensar e do fazer. Há cinqüenta anos atrás, ocupava o espaço de uma larga sala e precisava ser refrigerada constantemente. Ficava, mesmo assim, parado meio dia para a troca de peças.

Hoje, o seu descendente é milhares de vezes mais eficiente e o avanço continua espantando dia a dia.

As descobertas da ciência, de grande importância para o mundo, são menos lembradas do que a grande evolução dos últimos 2 ou 3 anos no campo da computação.

Dispomos da Internet, uma rede mundial de computadores, com livre acesso, que pelo menos triplicou as vantagens de se ter um computador na empresa ou em casa.

A idéia surgiu ainda durante a Segunda Guerra Mundial, e foi se aperfeiçoando de forma bastante lenta. Moldou-se praticamente no fim da década de 90. Fazer uma carta no micro e enviá-la a um amigo pelo correio é costume do passado. As correspondências eletrônicas chegam em tempo quase real, além de custar pouco.

Hoje é o maior canal de comunicação e informação, que aproxima pessoas, cidades e países. O homem jamais inventou uma ferramenta tão usada quanto a Internet. É incrível, contagiante. Não há limites de idade. Pode ser considerada como a 8.ª maravilha, ou a 1.ª maravilha do mundo contemporâneo.

Reduziu o volume de trabalho nas empresas, mas causou maior agilidade, com resultados melhores.

Embora a Internet esteja revolucionando o mercado, ela ainda está muito distante do que não está previsto para o futuro próximo.

Parece ainda haver ceticismo, mas o processo está ainda do estágio da imaturidade. Imaginamos operar com bancos virtuais, sem precisar se deslocar até a agência. Isto já é possível hoje.

A tendência é que as pessoas divulguem na web (rede mundial) suas páginas pessoais, numa espécie de marketing individual.

Os backups de dados já podem ser seguramente armazenados, com menos riscos, nos provedores.

Entretanto, diante da modernidade técnica ao nosso alcance, existem ainda um pouco de resistência em usá-la.

Contudo, com o tempo e a necessidade, sobretudo, acabamos por aderir a tecnologia da informação - de caráter altruístico - nas mais variadas diversidades.

Edição 072 - Dezembro de 1999.

Nenhum comentário: