sexta-feira, 2 de julho de 1999

O INÍCIO DA REFORMULAÇÃO UNIVERSITÁRIA

O novo instrumento possibilita averiguar as deficiências no ensino superior, bem como corrigi-las a tempo.

O Exame Nacional de Cursos, popularmente chamado de Provão, está cumprindo a função de avaliar os cursos superiores, por forca de lei. Que a norma seja uma boa justificativa para proporcionar modificações e atualizações. Contudo, o exame polêmico, gerou protestos entre estudantes. Seria melhor omitir o exame? É temido um baixo desempenho? Ou é apenas uma atitude irreverente diante da obrigação?

A capacidade do universitário é mensurada pela prova imposta pela vida. É o provão aplicado diariamente pelo mercado de trabalho.

Sendo ou não avaliada por órgãos governamentais, a instituição de ensino jamais será sujeito qualificador de talentos. Os que egressam da universidade em busca de posição privilegiada moldaram seus conhecimentos de acordo com suas aptidões.

A real formação, quem a faz é o próprio estudante, mediante a ambição da vitória. Não existe sorte. O que existe é a oportunidade estar diante da preparação. Pouco adianta testar a escola ou o aluno, num 'vestibular de saída', se esta não garante a carreira profissional.

No entanto, o sistema do governo para o estudante, felizmente apresenta ser uma boa idéia. Se detectadas ineficiências, os ajustes beneficiarão futuros acadêmicos. E mesmo existindo projeto de reformulação no Congresso, se faz necessário exigir, a fim de apressa a conclusão e implementação urgente dessa reforma.

Um programa em que o aluno, ao findar o ensino médio, diretamente entre na universidade sem testar seu intelectual para os gabaritos - visto que houve acompanhamento de sua evolução - possivelmente poderá ser o novo método a adotar-se.

O Exame Nacional de Cursos não deixa de ser uma medida principiante para readaptar a educação. Todavia, deverão ser considerados seus efeitos. É provável em breve termos uma grade curricular determinada conforma as necessidade do mercado de trabalho e da sociedade. Portanto, não podemos esquecer que as maiores avaliações são determinadas, exclusivamente pela vida. Sucesso é a tua prova!



Edição 062 - Julho de 1999.

Nenhum comentário: