quinta-feira, 1 de abril de 1999

O CAPITAL INTELECTUAL

O Capital Intelectual (CI) é formado através de investimentos da empresa nas pessoas que a integram. A formação ocorre geralmente com a introdução de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento.

O imobilizado da empresa, que representa o Capital Fixo, apesar de ser indispensável, é irrelevante; os equipamentos trabalham, mas não criam. Pensar e criar são ações emanadas do Ativo Intelectual

O conhecimento intelectual é abstrato, pois o elemento humano o carrega dentro de si, sendo assim muito fácil de ser dissipado.

Por vários motivos, muitas empresas preferem deixar de investir em seu pessoal, por considerar a quantia como despesa. Para o empresário, isso causará problemas com a concorrência e com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Como o CI é um investimento que reflete diretamente nos resultados, para a empresa é bom fazer o melhor uso possível do conhecimento que as pessoas detém, deixando consciente o empregado das vantagens para ambas as partes.

Finalmente as empresas estão valorando essa qualidade que vêm crescendo em larga proporção, e a tendência é aumentar ainda mais o interesse pêlos detentores dessa habilidade.

Edição 056 - Abril de 1999.

Nenhum comentário: