sábado, 17 de outubro de 1998

O CONTABILISTA NA ECONOMIA GLOBALIZADA

Publicado também sob título "A importância do profissional contabilista"
pelo O Jornal [Concórdia e região] na edição 1169 de 25/06/99.

A globalização influencia fortemente as universidades e faz com que elas reformulem a grade curricular dos curos que requerem atualização.

Como sabemos, a Contabilidade remonta aos primórdios da humanidade e tem experimentado permanente evolução. Os antigos "guarda-livros" cederam lugar aos profissionais de nível superior, com o bacharelado em ciências contábeis.

Contudo, o que podemos observar é que a formação acadêmica, simples e restringente, lamentavelmente já não atende às integrais necessidades do mercado.

A evolução tecnológica, com a globalização econômica, deixou exposto o contador a certas exigências, como o conhecimento de informática e o domínio de línguas estrangeiras e até a noção das práticas contábeis adotadas no exterior. E ainda ele deve ser o profissional que presta os "primeiros socorros" aos diretores e sócios das empresas nas diversas áreas, seja fiscal, trabalhista, comercial ou de custo.

Com esta abrangência e complexidade de responsabilidade, que requerem dedicação e atualização constante, devemos reconhecer que o contador é um profissional de fundamental importância para o sucesso das organizações.

Entretanto, é urgente que as universidades ou instituições de ensino complementar fiquem atentas e preparadas para formar e, sobretudo, reciclar futuros contabilistas, atendendo à exigências seletivas do mercado globalizado e capacitando-os a enfrentar e superar as novas habilidades pessoais e profissionais neste fim de século.

Edição 046 - Outubro de 1998.

Nenhum comentário: