quarta-feira, 2 de junho de 1999

CONSULTORIA EMPRESARIAL - UMA FERRAMENTA DA ADMINISTRAÇÃO

Antes de contratar um serviço de consultoria, deve-se analisar o custo-benefício que a empresa obterá.

Visando ser competitivas e manter-se no mercado seletivo, as empresas procuram contratar serviços de consultoria por diversos motivos.

O empresário busca uma resposta mais eficaz para seus problemas, pois com a visão de especialista, conhecimento e experiência que os consultores detém, podem proporcionar decisões eficazes.

De fora da organização pode-se ter melhor visualização das alternativas e soluções, uma vez que os empreendedores diariamente maquinam possíveis estratégias.

O conhecimento especializado faz com que o consultor atue como um verdadeiro psicólogo da organização. Contribui com idéias frescas e mais proativas para absorver as mudanças

Por serem politicamente desvinculados da empresa, tem ponto de vista independente que muitas vezes divergem do administrador, causando resistência em aceitá-los.

Depois da readequação da economia à globalização e ao plano de estabilização, o quadro de pessoal das empresas minimizou-se. Dessa forma, restaram menos profissionais para dar conta das atividades rotineiras. Assim, os projetos de modernização e crescimento das instituições ficaram de lado, pela ausência de atenção dos profissionais sobrecarregados.

Nesses casos a contratação de um consultor pode ser uma opção vantajosa até certo ponto.

Mesmo com algumas das vantagens citadas, é preciso ter cautela em alguns aspectos que podem levar ao empresário a ciência de contratar ou não esse serviço.



Edição 060 - Junho de 1999.

Nenhum comentário: